Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Origen do Mangá

Origens

As primeiras características do mangá apareceram no período Nara (século 8 DC), com os emakimon- pergaminhos com ilustrações intercalando textos, contando uma historia a medida que eram desenrolados. Por cerca de oitocentos anos o emakimono foi quase a única forma de leitura para entretenimento e narrativa de fatos históricos, além dos pergaminhos escritos. O mais antigo emakimono existente é uma adaptação do milenar conto genji monogatari. E o mais famoso é o chojugiga, que se acredita, foi feito pelo monge kakuyu toba(uuitoba), e esta até hoje no templo kozangi em Kyoto. O emakimono é considerado importante porque foi o primeiro a ter imagens sustentando a narração, uma aracteristica herdada pelos mangás modernos.

Durante o período edo (ou shogunato tokugawa – 1603 a 1868 ), chegam ao Japão os livros ocidentais, que em pouco tempo substituem os emakimono. Inicialmente as imagens eram usadas para ilustrar romances e poesias, mas não demoram a surgirem livros para ver, e não apenas ler. Outra vertente ganha força com o surgimento dos ukiyo-e no século 16 – ilustrações produzidas em série usando matrizes de madeira. Isso permitiu á população de classe média adquirir por preços acessíveis ilustrações, e também ajudou sua difusão pelo país.

Más é com katsushika hokusai (1760 – 1849), conhecido artista de ukyo-e, que surge pela primeira vez a palavra “Mangá”.

Nasce o mangá

Em 195 , com o inicio da guerra russo japonesa no ano anterior , acontece uma explosão de vendr dos mangás, com um conseguente aumento de publicações

É isso gente hoje mando pra vocês um resumo sobre a historia do nosso cobiçado mangá então até quarta o/


Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! adorei .. será q vc podia dar uma passadinha no meu? *w* é http://niwaai.blogspot.com/
    Arigatô!

    ResponderExcluir